26/10/08

Sistemas de Gestão da Qualidade

Uma organização que se propõe a uma gestão direccionada para a Qualidade terá de interiorizar que a sua trajectória deve ser constantemente reavaliada. Necessita de pôr em marcha actividades que visam estabelecer e manter uma metodologia de funcionamento na qual as pessoas, trabalhando em equipa, consigam um desempenho eficaz na concretização dos objectivos e missão da organização.

O valor acrescentado da gestão da qualidade reside no seu potenciar da aptidão para atingir a satisfação dos clientes e os objectivos definidos pela gestão de topo, tendo em conta todas a "partes interessadas" (stakeholders). É necessário estar consciente de que não basta existir internamente a convicção de que se produz com qualidade, é também necessário evidenciar essa realidade.

A tomada de decisão de optar pela gestão da qualidade (certificada ou não), conduz, de facto, a ganhos na organização muito para além dos financeiros. Essa decisão implica, na maioria dos casos, também a aceitação da utilização um referencial normativo que estabelece as "regras do jogo" e permite a certificação.

Um referencial universal "incontornável" para a um grande número de empresas é a norma ISO 9001:2000 - Sistemas de Gestão da Qualidade.
A implementação de sistemas baseados neste referencial, além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, leva à redução de custos internos, ao aumento da produtividade, à melhoria da imagem e dos processos de uma forma contínua, possibilitando ainda o acesso a novos mercados.

A certificação permite o reconhecimento do sucesso na implementação do referencial normativo na organização, por uma entidade certificadora, acreditada para esse efeito.

Sem comentários: