26/10/08

Gestão da Qualidade

A consciencialização para a Qualidade e o reconhecimento da sua importância, tornou a implementação de sistemas de gestão da Qualidade uma opção cada vez mais importante e talvez incontornável para as empresas, independentemente da sua dimensão.

A gestão da qualidade deve ser encarada como uma vantagem competitiva (ou necessidade) para as organizações que optam pela sua implementação.

A gestão da qualidade não deve de ser vista unicamente como "documentação" de sistemas, mas como uma forma de sistematizar, para melhor gerir a organização, tendo em conta uma abordagem por processos e a busca pela melhoria contínua.

O ciclo PDCA, conhecido também como ciclo de Deming, foi introduzido no Japão após a 2ª guerra mundial, por Deming. O ciclo de Deming tem por princípio clarificar e agilizar os processos envolvidos na execução da gestão da qualidade, com uma abordagem que assenta em quatro passos a aplicar em todos os processos de uma organização.

Os passos são os seguintes:

*Plan (Planear) - estabelecer missão, visão, objectivos, metas, indicadores, procedimentos e processos necessários e/ou desejados.
*Do (Executar) - realizar/executar as actividades.
*Check (Verificar) - monitorizar e avaliar periodicamente os resultados confrontando-os com o planeado e verificando também da própria adequação do planeamento existente.
*Act (Actuar) - Agir de acordo com a avaliação dos resultados da verificação visando a melhoria da qualidade, e da eficiência e eficácia associadas


















Sem comentários: