30/10/08

Aumento no salário mínimo, rua com os trabalhadores?

Há notícias mesmo interessantes.

"A Associação de Pequenas e Médias Empresas anunciou que não serão renovados contratos a prazo se o primeiro-ministro insistir no aumento do salário mínimo." in rtp1.

"A associação não se vai manifestar, mas vai determinar junto dos associados que não renovem os contratos. O que significa que o primeiro-ministro vai ter um aumento do desemprego", disse Augusto Morais, dirigente da Associação Nacional de PME's - AEPME in Jornal de Notícias.

Concordo. Vamos embora com esta orientação. Sem dúvida! As empresas, "PME's", precisam que esta associação se imiscua na sua política de recursos humanos. Não renovem os contratos a prazo com os trabalhadores. Assim vamos vencer esta luta perdida à partida.

Um pequeno raciocínio:

Uma empresa quando despede ou não renova um contrato de trabalho é porque não precisa desse trabalhador, ou porque este não corresponde ao requisitos ou porque não tem condições para manter o posto de trabalho.

Não esquecer que, por princípio, uma empresa quando contrata alguém, supostamente, é por que precisa do seu trabalho e não por ser uma entidade de solidariedade social que quer ajudar um desconhecido pagando um ordenado (pequeno ou grande).

Assim, deixem as empresas, que de certeza sabem fazer contas, decidir o que fazer com o seu activo mais importante, e não o usem como arma de arremesso, por mais razões que a associação ache que tem relativamente ao ordenado mínimo.

Olhem para a questão do pagamento do IVA, que de certeza é mais importante, e que possivelmente causa mais estragos às PME's. Pagar sem receber,... É preciso muito jogo de cintura para uma empresa aguentar esta situação, ou então uma política de cobranças muito eficaz...

Sem comentários: